-
Arquitetos: Steiner Architecture
- Área: 750 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Florian Holzherr
-
Fabricantes: Artemide, Georg Mayerhofer, Holzbau Lindner , Prehal Möbel, Terrazzo & Marble, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Além da missão de projetar uma clínica, a principal dificuldade aqui foi encontrar um estilo que se encaixasse nesta cidade nos arredores de Salzburgo. O resultado foi um pouco desastrado. Com seus telhados em forma de vale, o edifício cumpre sua função no bairro. De alguns ângulos, pode parecer um pouco industrial e um tanto vago. Discreto aqui e ali. Uma das fachadas lembra um rosto de brinquedo com um olho piscando. Do lado oposto, a escadaria sugere a ideia de dentes.
O concreto isolante vermelho é dominante na composição, levando ainda mais longe a tecnologia do concreto reutilizável. No entanto, também desafia o entorno arquitetônico notavelmente cauteloso e pouco aventureiro, com sua tonalidade ousada e acabamento áspero marcado por manchas, buracos e vestígios de cofragem de madeira. Conhecido em alemão como Dämmbeton, esse tipo de concreto isolante possui um certo grau de respirabilidade. Sua cor muda sutilmente dependendo da umidade do ar, além da resposta típica de cada material à variação sazonal da luz solar. Dessa forma, o edifício parece estar constantemente mudando de humor.
Apesar de o projeto ser composto por dois volumes distintos articulados por um salão de recepção circular, sua divisão ocorre de cima para baixo, e não da esquerda para a direita. O térreo abriga a clínica para pacientes com doenças respiratórias, enquanto o primeiro andar é dedicado a dois apartamentos. Os dois volumes principais não são idênticos. Um é maior que o outro, e embora compartilhem uma semelhança no formato e no posicionamento das janelas, não são exatamente iguais.
Em um dos volumes, a escada que conduz ao apartamento superior é reta, enquanto no outro, a escada é em espiral. A recepção, com formato circular e paredes de vidro, conecta e articula a clínica no térreo. Esse design é uma escolha intencional para reduzir a escala do edifício, proporcionando um contraste com a robustez do concreto vermelho e quebrando a linha serrilhada do telhado.
No entanto, o concreto vermelho serpenteia pelas salas predominantemente off-white e pastel da clínica através do telhado. É um leitmotiv. Isso nos faz lembrar do casco robusto, da porosidade, de elementos ligeiramente (mais) primitivos, contrastando com a limpeza cirúrgica dos hospitais modernos.
Nos apartamentos do andar de cima experimenta-se um ambiente tranquilo com tons off-white e pastéis, sem a ansiedade dos procedimentos médicos. Aqui, trata-se de uma ilha de cozinha, não de uma mesa cirúrgica. As vistas são mais expansivas, e a luz natural é mais generosa. Através das aberturas, na janela de vidro extra espesso, revela-se o sempre presente concreto vermelho.